O município de União dos Palmares deu um grande passo quando criou o seu Conselho Municipal da Juventude e agora um avanço ainda maior com a realização da II Conferência Municipal de Juventude. O evento mobilizou a juventude palmarina e diversas entidades como a Umes, escolas municipais, estaduais e particulares, movimento jovem, grêmios estudantis entre outras instituições que atuam no município.
Entre os presentes, os secretários municipais de Cultura, Elson Davi; da Infância e da Juventude, Luiz Neto; da Educação, Josafá Ferreira Campos; da Infraestrutura, Adeildo Sotero e da Agricultura, Cícero Costa; além dos presidentes do Conselho Tutelar, Manoel Simeão e da Umes, Clezivaldo Mizael; da superintendente de Juventude do governo do Estado, Ana Maria. Após a formação da mesa, a representante da Une em Alagoas, Cláudia Petuba fez uma palestra sobre o papel da juventude no atual momento da sociedade brasileira.
“Os políticos falam muito que a juventude é o futuro do Brasil, mas eles tentam esconder que o jovem vive no presente, participa do presente, e a juventude tem que esperar envelhecer para cobrar, falar, exigir. Precisamos acabar com isso agora, o jovem pode falar hoje, cobrar hoje, exigir e propor hoje. Este é o momento de falar e quero que vocês aproveitem muito isso aqui para o crescimento de vocês”, afirmou Cláudia Petuba, durante sua palestra.
“Esta é uma preocupação do governo municipal na formação de nossa juventude e o prefeito Areski Freitas desde o início de seu governo tem se preocupado com esta parcela importante da sociedade. Esperamos que vocês aproveitem bastante esta conferência”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Adeildo Sotero.
“Na verdade quando um município, um prefeito abre um espaço como este para ouvir a juventude, para ouvir os estudantes, isto significa que ele quer nos ouvir, o prefeito, o governo do Estado, o governo federal, e hoje nos devemos aproveitar o máximo, para construir propostas”, avaliou o secretário municipal de Cultura, Elson Davi.
No momento da abertura, o secretário da Infância e da Juventude, Luiz Neto, ressaltou a importância da conferencia e fez uma apresentação dos projetos de políticas públicas em execução no município. “Mas é só isso que precisamos, será que isso é suficiente, ou nós queremos mais? O que a juventude ainda deseja este é o momento ideal para que possamos discutir e propor. Vamos aproveitar o máximo esta conferência”, frisou Luiz Neto.
Em seguida foram formadas as cinco salas de debates com quatro eixos: saúde, meio ambiente, educação e cultura. No final da tarde a plenária estudou as propostas, foram feitos os destaques e aprovadas no final às propostas que serão apresentados na Conferência Estadual da Juventude que será realizado dias 23 e 24 de setembro.
A representante do governo do Estado, Ana Maria, explicou que não estão sendo realizadas conferências municipais no Estado e sim conferências regionais. “Mas como União dos Palmares é o único município em Alagoas a ter uma Secretaria Municipal da Juventude e um Conselho Municipal de Juventude, abrimos esta exceção e então realizamos a II Conferência Municipal de Juventude”, concluiu Ana Maria.
E uma das coisas mais importantes e que foi aberta oportunidades para os grêmios estudantis, a terem voz e voto como delegados. E o colégio Dr. Carlos Gomes de Barros tem um delegado o presidente do grêmio fênix Edvar de Souza foi um dos eleitos para lutar e defender a classe estudantil em especial a classe de nossa escola.
“Fico muito feliz por ver que a juventude do colégio Dr. Carlos Gomes de Barros compareceu e deu idéias formulou propostas para o crescimento e desenvolvimento de nosso município falou Edvar de Souza o presidente do grêmio fênix.”
Sendo Assim vai aí algumas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário